UMA ESCOLA TÉCNICA SUPERIOR
ÁREA RESTRITA PARA ALUNOS
MATRÍCULA  
SENHA  
 Home | Contato | Sig | Webmail    
Institucional Projetos Sociais Biblioteca Sala Virtual Secretaria
 
 
  Uma Instituição de Educação profissional na área de saúde. Nossa escola é autorizada pelo parecer 675/2000 do conselho estadual de educação de Minas Gerais...  
 
 
  Confira aqui as fotos dos acontecimentos do Centro de Estudos III Millenium.  
 
 
  Avenida Jovelino Lanza, 70 – Jardim Arizona – Sete Lagoas/MG
Telefone:(31)3776-7711
 
 
  Como chegar ao campos
 
  Veja como chegar no Campus do Centro de Estudos III Millenium  
 
 
 

Técnico em Radiologia

ATRIBUIÇÕES:

De acordo com a Resolução CONTER (CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA) Nº 05,07 e 08, de 25/04/2001, são atribuições do Técnico em Radiologia:

Resolução CONTER Nº 05: Especialidade de radiodiagnóstico, nos setores de diagnóstico por imagem:
1) Realizar procedimentos para geração de imagem, através de operação dos equipamentos específicos.

Resolução CONTER Nº 07: Especialidade de Radiologia Industrial:
1) Acionar e operar os equipamentos geradores de imagem.
2) Manipular filmes radiográficos.
3) Revelar filmes radiografados.
4) Produzir laudos pela interpretação das imagens geradas.
5) Fazer a delimitação e sinalização de áreas restritas.
6) Solicitar fornecimento, exigir e fiscalizar o uso de registradores de doses individuais e EPI’s.
7) Providenciar a substituição dos registradores de dose nas datas previstas.
8) Utilizar os medidores de radiação portátil em qualquer trabalho com radiação.
9) Verificar antes de iniciar o processo de operação as condições de funcionamento dos equipamentos e fontes, inclusive através do gabarito de testes dos engates.
10) Certificar-se da execução dos procedimentos de operação com fontes seladas com relação à exposição da fonte e ao retorno ao invólucro de proteção.
11) Cuidar da segurança física dos equipamentos e fontes armazenando-os em local apropriado.
12) Solicitar a disponibilização para utilização imediata, em quantidade suficiente, todo o material para radioproteção, como: cordas, blindagens, pinças, garras, recipientes de emergência, sinais luminosos, placas de sinalização e gabaritos de testes dos engates.
13) Solicitar a disponibilização dos meios necessários ao controle físico e operacional, bem como do plano específico do trabalho a ser executado, o qual deve incluir procedimentos de emergência, relação dos trabalhadores, das fontes, das doses acumuladas pelos profissionais.
14) Ter a custódia das chaves do local de armazenamento dos irradiadores, quando estes permanecerem na instalação aberta.
15) Ter a custódia da caixa (com chave), onde são mantidos o mediador de referência e outros que não estejam em uso, mantendo-os afastados de fontes de radiação.
16) Acompanhar o transporte local de fontes utilizando veículos adequados e sinalizados para transporte.
17) Assegurar a existência de um sistema de monitoração durante o transporte local de fontes.
18) Realizar troca de fontes quando solicitado pelo Supervisor de Radioproteção.
19) Levar, imediatamente, ao conhecimento do Supervisor de Radioproteção quaisquer deficiências observadas nos dispositivos de segurança e de monitoração, bem como quaisquer condições de perigo que venha a tomar conhecimento.
20) Aplicar ações corretivas nas situações de emergência ou casos de acidente, sob a orientação do Supervisor de Radioproteção.
21) Designar para a equipe de radiografia sob sua responsabilidade, pelo menos um operador qualificado CNEN, as funções de Responsáveis por Instalações Abertas e Operadores de Radiografia Industrial, devidamente credenciados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Resolução CONTER Nº 08: Especialidade de Salvaguardas, junto a equipamentos geradores de imagens radiológicas:
1) Acionar e operar o equipamento.
2) Executar o protocolo de preparo para o início e término da atividade diária do equipamento.
3) Fazer o controle de todas as funções do equipamento durante todo o período de operação do mesmo.
4) Cuidar para que as normas de proteção radiológica do equipamento e dos indivíduos sejam atendidas.

Perfil profissional de conclusão:
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
- Atuar nas áreas de produção de imagens médicas, Radioterapia,
Gerenciamento de imagens radiográficas convencionais e digitais, gestão em Radiologia e Radiologia Industrial, com capacidade de auto-atualização e percepção crítica da realidade, referente `a evolução tecnológica na saúde e suas inter-relações com a otimização dos procedimentos.
- Utilizar adequadamente e de forma otimizada os equipamentos de alta tecnologia na área de radiologia.
- Dar atenção global a clientes que utilizam os procedimentos desta área.
- Compreender o comportamento e as características vitais do ser humano como um todo, utilizando-se para isto, conceitos biológicos e humanísticos relacionados `as atividades profissionais na área de saúde.
- Conhecer a metodologia das aplicações radiológicas específicas que viabilizam a identificação de estruturas anatômicas.
- Conhecer os efeitos biológicos e formas de proteção ao paciente e ao trabalhador que atua nos serviços de radiodiagnóstico.
- Ser um profissional ético e com conhecimentos básicos de atendimento e cuidados ao paciente submetido a aplicações radiológicas para fins de diagnóstico e terapia.
- Conhecer as radiações ionizantes utilizadas na produção de imagens de estruturas humanas para fins de diagnóstico médico convencional.
- Conhecer as posições clínicas utilizadas para representação das estruturas humanas, relacionadas `as tomadas radiográficas.
- Proceder aos cuidados de conservação do equipamento e do ambiente em relação `a proteção e higiene das radiações.
- Ter conhecimentos básicos sobre a produção de imagens médicas provenientes de aplicações de campos magnéticos e ondas de radiofreqüência.
- Compreender os princípios de programas computadorizados que introduzem o gerenciamento dos serviços e manipulação das imagens digitais.
- Conhecer os princípios físicos e químicos empregados na formação da imagem radiológica bem como os fatores que afetam a qualidade desta imagem.
- Compreender os conceitos clássicos de física que viabilizam a compreensão dos princípios tecnológicos de produção de imagens ultrassonográficas e por ressonância nuclear magnética.
- Na tomada radiográfica médica ou odontológica, o aluno deverá ser capaz de posicionar o paciente, estabelecer parâmetro na máquina; posicionar o filme, fazer exposição radiológica, revelar o filme.
- Na radioterapia deverá ser capaz de posicionar o paciente, estabelecer parâmetros na máquina de complexidade, aplicar doses recomendadas de radiação.
- Nos exames de ressonância e Tomografia o aluno deverá ter os conhecimentos necessários ao estudo de formação de imagens de diagnóstico podendo realizar os exames sob orientação do médico radiologista responsável, saber manipular câmara escura e revelação, para proceder com o processamento dos filmes e cuidados de proteção radiológica.
- Na câmara escura, dominar a técnica de processamento de filmes, preparação de químicos utilizados no processo de revelação, limpeza de processadoras automáticas, cuidados com filmes e cassetes.

Voltar

   © Copyright - 2005 - Centro de Estudos III Millenium Ltda - Todos os direitos reservados By Paranet